Copyright © 2022 Dr Everton de Mello – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Vous – Marketing e Conexões
A ultrassonografia é um dos exames diagnósticos mais comuns para cuidados com a saúde e prevenção de diversas doenças. Emitindo ondas sonoras de alta frequência e inofensivas ao corpo, o equipamento gera imagens em tempo real, permitindo a visualização de órgãos e estruturas internas.
Entre os vários tipos de ultrassom encontra-se o Doppler, tecnologia capaz de avaliar a circulação vascular e o fluxo sanguíneo no corpo. Este tipo de exame é usado para investigar anormalidades dos vasos sanguíneos, que podem levar a coágulos, varizes e aneurismas, e para medir o fluxo sanguíneo da mãe para o feto durante a gravidez.
O ultrassom com Doppler é muito semelhante ao ultrassom normal: as ondas sonoras são emitidas diretamente nos órgãos e tecidos internos do corpo e os ecos desse encontro geram imagens em tempo real. Ao permitir a visualização dessas imagens em movimento, o efeito Doppler possibilita a avaliação do fluxo sanguíneo para áreas e órgãos específicos do corpo.
Este método é indolor, prático e seguro, pois não utiliza radiação e não apresenta efeitos colaterais para os pacientes.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler colorida arterial de membro inferior, ele investiga as artérias das pernas, da região da virilha até os pés.
Esse exame possibilita diagnosticar alterações no fluxo arterial dos membros inferiores, como a doença isquêmica periférica, além de malformações, oclusões e estreitamentos, dilatações, como aneurismas, entre outros.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler colorida arterial de membro superior, ele investiga as artérias dos braços, da região da axila até as mãos.
Esse exame possibilita diagnosticar alterações no fluxo arterial dos membros superiores, além de malformações, oclusões e estreitamentos, dilatações, como aneurismas, entre outros.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler Colorido de Aorta Abdominal e Artérias Renais é possível identificar a aterosclerose e hipertensão renal, malformações, estenoses (estreitamento de artérias) e oclusões (entupimento) das artérias.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler Colorido de aortas e ilíacos são examinadas a anatomia e o fluxo sanguíneo da aorta e das artérias ilíacas. Esse exame permite identificar a presença de placas de aterosclerose (placas de gordura), aneurismas e trombos nessas artérias.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler colorido de artérias viscerais é possível avaliar a anatomia e fluxo sanguíneo de artérias viscerais (baço, fígado, intestino), identificando placas de aterosclerose, aneurismas e trombos.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler Colorido de Órgão ou Estrutura Isolada é um exame que permite a detecção e avaliação de estruturas em movimento, permitindo conhecer o sentido e velocidade do fluxo sanguíneo.
O exame de tireoide com doppler avalia o fluxo sanguíneo da região da glândula tireoide. Indicado, geralmente, quando há nódulos visíveis ou palpáveis. Através dele o médico avalia as características desses nódulos e a necessidade de realizar punção para análises mais profundas. É um exame simples que não requer preparo prévio.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler Colorido de Carótidas e Vertebrais, são examinadas a anatomia e o fluxo sanguíneo das artérias carótidas e vertebrais. Esse exame permite identificar a presença de placas de aterosclerose (placas de gordura), aneurismas e trombos nessas artérias.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler Colorido de Vasos Cervicais Venosos Bilateral, são examinadas as veias do pescoço.
Com esse exame, pode-se diagnosticar doenças da circulação, como malformações, além de oclusões (entupimentos) e estenoses (estreitamentos) das veias.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler colorido de veia cava superior ou inferior, o exame identifica doenças que acometem a veia cava superior (responsável por drenar o sangue da cabeça e membros superiores) ou na veia cava inferior (responsável pelo transporte de sangue venoso do abdómen e membros inferiores para o coração). Geralmente, no pedido médico do exame é identificada a área a ser examinada.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler colorido venoso de membro inferior ele permite examinar o aumento ou diminuição da vascularização, a velocidade e direção do sangue nos vasos sanguíneos da região das pernas.
Através desse exame é possível avaliar condições capazes de afetar a circulação sanguínea do paciente, como malformações, além de oclusões (entupimentos acusados por trombos), estenoses (estreitamentos), também, examinar a qualidade das paredes das veias.
O Doppler colorido é um exame onde o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul. No caso do Doppler colorido venoso de membro superior ele permite examinar o aumento ou diminuição da vascularização, a velocidade e direção do sangue nos vasos sanguíneos da região dos braços.
Através desse exame é possível avaliar condições capazes de afetar a circulação sanguínea do paciente, como malformações, além de oclusões (entupimentos acusados por trombos), estenoses (estreitamentos), também, examinar a qualidade das paredes das veias.
A Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido é um exame de ultrassom através do qual é possível examinar o fluxo sanguíneo entre o bebê e a placenta, verificar os batimentos cardíacos do bebê e a quantidade de oxigênio.
Com esse exame é possível diagnosticar doenças da placenta e de suas artérias, o funcionamento do coração do bebê e veias localizadas em sua cabeça, verificar a quantia de líquido amniótico e a formação dos órgãos do bebê e, também, o sistema circulatório da mãe.
A Ultrassonografia Obstétrica Gestação Múltipla com Doppler Colorido, é um exame feito em gestações onde há mais de um feto. É realizado um laudo de exame, separadamente, para cada feto. É um exame de ultrassom através do qual é possível examinar o fluxo sanguíneo entre os bebês e a placenta, verificar os batimentos cardíacos dos bebês e a quantidade de oxigênio.
Com esse exame é possível diagnosticar doenças da placenta e de suas artérias, o funcionamento do coração dos bebês e veias localizadas em sua cabeça, verificar a quantia de líquido amniótico e a formação dos órgãos dos bebês e, também, o sistema circulatório da mãe.
O ultrassom da bolsa escrotal com Doppler tem a finalidade de examinar as estruturas internas do escroto, são elas: os testículos, o epidídimo (o tubo que coleta os espermatozoides produzidos por um testículo) e o cordão espermático (o tubo que liga o testículo ao interior do corpo). É um exame que permite analisar o fluxo sanguíneo, por isso é recomendado, geralmente, em casos de torção testicular, porque o testículo torcido pode reduzir o fluxo do local.
Copyright © 2022 Dr Everton de Mello – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Vous – Marketing e Conexões
Fale Conosco